Você já deve ter ouvido aquela famosa frase que diz “água demais mata a planta”, mas será que ela em excesso pode fazer mal para o nosso organismo? Afinal, como calcular a quantidade de água que devo beber por dia?
Profissionais da área de saúde até têm como base alguns cálculos, de acordo com o peso da pessoa. Mas isso também é uma estimativa e depende de cada pessoa. O essencial é se atentar para a disciplina e para o que o corpo diz.
Quer saber como calcular a quantidade de água que se deve tomar diariamente? Aprenda com a Purific como fazer este cálculo.
Como calcular a quantidade de água que devo beber?
Para você aprender como calcular a quantidade de água que deve beber por dia, é fundamental saber o seu peso. Esta conta ajuda a descobrir quantos litros seriam ideias para o seu corpo funcionar corretamente.
Neste cálculo, os profissionais de saúde dizem que é preciso 35 ml de água para cada peso corporal da pessoa. Então, teremos a multiplicação do peso pelos mililitros. Vamos para um exemplo? Se uma pessoa pesa 80 quilos, basta multiplicar 80 por 35, assim:
80 × 35 = 2800
Então, o ideal de água para a pessoa beber por dia seria de 2,8 litros. O fundamental nesta quantidade é conseguir distribuir todo o consumo durante o dia, não tomar tudo de uma vez. Até porque, essa quantidade daria quase 6 garrafas de 500 ml ou 9 copos de 310 ml.
É claro que este número é algo aproximado, porque também depende da rotina da pessoa. Algumas situações podem elevar ainda mais o consumo de água, como praticar atividades físicas, o clima quente e a idade. Os idosos devem, por causa do efeito do envelhecimento, tomar mais água do que os jovens.
Qual o perigo de não tomar água?
A água é vital para o funcionamento dos rins, órgãos que filtram o sangue e regulam a pressão arterial. A desidratação extrema pode levar a pessoa à morte, porém ela também causa outros sintomas desagradáveis, como:
- Dores de cabeça;
- Cansaço;
- Boca seca;
- Tontura;
- Urina escura.
A sede também é um sintoma de desidratação, mostrando que o corpo já está sendo afetado pela falta de água. A pele também tende a ficar mais seca e esbranquiçada por causa do corpo mais seco.
Agora, quando bebemos muita água também podemos ter alguns sintomas desagradáveis. O excesso de líquido no corpo tem o nome de hiponatremia, uma alteração por baixa concentração de sódio no sangue em relação ao volume de água. Os principais sintomas são:
- Enjoo;
- Desorientação;
- Vômitos;
- Sonolência;
- Dor de cabeça;
Além de calcular a quantidade de água, priorize a qualidade!
Entretanto, além de calcular a quantidade de água que se deve beber, o que precisa ficar atento também é com a qualidade dela. Por isso, investir em um purificador é cuidar da saúde, tanto sua como da sua família.
Os aparelhos da Purific, por exemplo, eliminam 99,99% dos vermes, bactérias e protozoários que podem causar doenças. Além disso, os purificadores retiram 99% do cloro livre da água e mais de 90% das algas, fármacos, metais pesados e ferrugens.
Os refis da Purific, além de deixar a água com saúde, melhora a qualidade dela. Os aparelhos regulam o pH ou até mesmo o elevam para 9 (como o Refil Alcalinum), tornando a água mais alcalina e perfeita para o consumo.
Neste gráfico aqui, você consegue ver o que os purificadores da Purific fazem pela saúde da sua família.
Como ter um purificador em casa?
Com um purificador da Purific em casa, você não precisa se preocupar com a qualidade da água que consome, apenas então com a quantidade. Para isso, você aprendeu como calcular a quantidade de água que devo beber.
Quer saber mais sobre a importância da água purificada? Confira neste post que mostramos qual vale mais a pena, tanto para sua saúde como para seu bolso: água de galão ou purificador?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Muito interessante, gostei muito por aprender mais sobre esse líquido precioso.
Muito interessante, gostei muito por aprender mais sobre esse líquido precioso.