Ferver a água é uma técnica usada há muitos anos para eliminar micro-organismos e substâncias indesejadas. Isso porque mesmo vindo da torneira e passando pelo tratamento na estação, a água costuma chegar com impurezas em nossa casa. Mas será que, por exemplo, ferver a água elimina o cloro?
É importante ter em mente que a água que chega até sua casa da torneira nem sempre é apropriada para beber. Além das substâncias usadas na Estação de Tratamento, a água passa por quilômetros de tubulações, que muitas vezes não estão nas melhores condições.
Quer saber se, realmente, ferver a água elimina o cloro? Ou então como fazer para ter uma água purificada para beber? Acompanhe o texto até o fim!
Por que a água da torneira tem cloro?
O cloro é utilizado nas estações de tratamento de água das cidades brasileiras para eliminar bactérias e vírus que fazem mal para a nossa saúde. Ele faz parte desse processo, importante e necessário.
Nesse sentido, a água que chega a sua casa tem uma quantidade de cloro vindo da estação. Por outro lado, o cloro em excesso faz mal para a nossa saúde. Por isso, não é ideal consumir direto da torneira, sendo importante ela passar por um último processo de filtragem antes.
Afinal, ferver a água tira o cloro?
Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.
Entretanto, ferver a água não traz uma água totalmente livre de impurezas, ou seja, purificada. Mesmo com o calor, algumas substâncias, como os metais pesados, não são eliminados. Muitos desses metais são o ferro, cobre, zinco, chumbo, que entram em contato com a água muitas vezes no sistema de distribuição.
O problema é o mesmo quando são usados decloradores. Esses equipamentos têm a função de remover o cloro da água, mas as outras substâncias perigosas para nossa saúde não são removidas.
Aliás, quando vimos em reportagens que a água sai marrom da torneira de muitas casas, como nessa aqui, é bem provável que essa colocação seja por ferrugem. Agora, e quando não conseguimos ver o problema?
Como eliminar o cloro da água?
Além de não eliminar os metais pesados, o fato de ferver a água costuma deixá-la com um gosto desagradável. Ainda mais, não é nada prático ter que ficar fervendo toda vez que precisar do líquido.
Assim, a melhor maneira de eliminar o cloro e todas as outras impurezas da água é contar com um purificador da Purific. Confira as substâncias que o aparelho retira da água que consumimos:
- cloro livre – 99%;
- vírus e bactérias – 99%;
- metais pesados – 90%;
- ferrugem – 90%;
- algas – 90%;
- fármacos – 90%;
- pesticidas – 80%;
- flúor – 80%.
Além disso, diferentemente de um simples filtro de barro, por exemplo, o purificador consegue melhorar a qualidade da água. Uma dessas maneiras é equilibrando o pH dela, deixando mais alcalina, ideal para o consumo.
A Puri vai purificar sua água!
Você viu que ferver a água elimina o cloro, mas não retira outras substâncias perigosas para a nossa saúde. Por isso, conte com a ajuda dos purificadores da Purific para ter uma água de qualidade e saúde!
Nossos produtos são os únicos no mundo com retenção mínima de 99,9% de vírus e bactérias. Agora, se você quer saber mais sobre os malefícios que o cloro causa no nosso organismo, convidamos você a conferir esse texto.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Gostei muito..Pratico , útil e importante..