“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
Você com certeza já ouviu o ditado acima, e ele parece óbvio, não é? Mas, e se a gente te contasse que existe um tipo de água conhecida como “água dura”?
Água dura é um termo usado para descrever uma característica de água que pode trazer riscos para a nossa saúde, além de comprometer a integridade de equipamentos e máquinas que usem essa água para o seu funcionamento, limpeza ou manutenção.
Além disso, a grande maioria das pessoas não conhece ou nunca ouviu esse termo, e nem sabe o que ele pode significar. Por isso, vamos te explicar o conceito do que é água dura, para você conseguir identificar e resolver esse tipo de situação.
O que é água dura?
Apesar o termo causar uma certa estranheza a princípio, é simples de entender: água dura é uma terminologia usada para descrever uma água que possui alta concentração de sais minerais, especialmente cálcio e magnésio.
Além disso, também é muito comum a presença do Carbonato de Cálcio (CaCO-3), também conhecido como GIZ, especialmente em sistemas de água doce. Esses minerais se ligam a outros compostos presentes na água e causam a “dureza” da mesma.
Esses minerais são dissolvidos na água quando ela passa por camadas subterrâneas de rochas calcárias, e são comuns em todo o tipo de água. Portanto, o termo só é aplicado quando há uma alta concentração – acima de 120 mg por litro.
Quais os malefícios da água dura?
A água dura costuma causar problemas para algumas atividades do nosso dia a dia que envolvam o uso da água. Confira:
Acúmulo de calcário em equipamentos e aparelhos
A presença de sais de cálcio e magnésio na água leva à formação de depósitos de calcário em tubulações, chuveiros, torneiras, aquecedores, chaleiras, cafeteiras e outros aparelhos que utilizam água. Isso porque o acúmulo desse calcário reduz a eficiência dos dispositivos, levando a entupimentos e diminuição do fluxo de água e possíveis problemas de funcionamento.
Saiba mais sobre: Calcário na água: o que é, quais os perigos, como evitar
Diminuição da eficiência de sabão e detergentes:
A água dura interfere na formação de espuma, dificultando a ação dos sabões e detergentes utilizados na lavagem de roupas, louças e superfícies.
Manchas em superfícies
Ao lavar roupas e tecidos ou limpar superfícies com água dura, dependendo do nível de concentração de sais, podem surgir manchas brancas após a secagem.
Redução da vida útil de eletrodomésticos
Ao longo do tempo, o acúmulo de calcário em eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa, lava-louças e caldeiras, pode causar danos e entupimentos, levando a reparos frequentes e reduzindo a vida útil desses equipamentos.
Saúde
Em relação à nossa saúde, ainda não se sabe a quantidade de problemas reais do consumo de água dura, mas existem indícios de que consumir desse tipo de água pode prejudicar o nosso organismo.
Aliás, a concentração de sais na água não é necessariamente maléfica para a saúde e, pode inclusive, trazer benefícios para quem consome, tudo vai depender da quantidade e grau de dureza da água.
Veja qual a melhor água para consumo humano!
Como saber se a água é dura?
Ao primeiro olhar, uma água dura pode parecer normal, mas existem alguns testes que podem ser feitos para identificar se a água está com alta concentração de cálcio e magnésio:
Teste com sabão: Como falamos acima, a água dura dificulta a criação de espuma com sabão ou detergente. Então, se você perceber que precisa usar mais sabão do que o normal para lavar roupas ou pratos, pode ser um indicativo de água dura.
Teste com tiras reagentes: Existem tiras reagentes específicas para testar a dureza da água. Basta mergulhar a tira na água e comparar a cor resultante com a escala fornecida na embalagem.
Kits de testagem: Existem kits de teste de água para dureza, que geralmente podem ser encontrados em lojas de produtos para piscinas ou laboratórios. Eles fornecem uma análise mais precisa dos níveis de dureza da água.
Análise laboratorial: O teste em laboratório consegue indicar com precisão os níveis de sais e outras características da água, através do envio de amostras para um laboratório especializado em testes de qualidade de água.
Como resolver o problema de água dura?
A solução para o problema da água dura dependerá da quantidade de sais concentrados, além do uso previsto para essa água, mas algumas formas eficazes de tirar a “dureza” da água são:
- Usar amaciadores de água, dispositivos que removem as partículas de cálcio e magnésio;
- Uso de produtos químicos;
- Troca iônica, geralmente usada para procedimentos industriais mais complexos que usam muita água;
- Destilação – procedimento onde a água é evaporada e depois condensada em outro recipiente.
A Purific te ajuda a ter uma água de qualidade
Como você viu durante esse post, nem sempre é fácil identificar o real estado que a água se encontra. Inclusive, essas características são completamente invisíveis aos nossos olhos, e muitas podem representar riscos à saúde caso sejam consumidas.
Por isso, a melhor alternativa é investir em filtros e purificadores de qualidade, que conseguem eliminar todo tipo de risco e deixar a sua água fresca e prontinha para beber.
A Purific é uma empresa referência em qualidade de água no Brasil, e oferecemos purificadores, filtros, refis e bebedouros que realizam uma filtragem ou alcalinização completa da água. Acesse nosso site para conhecer nossa linha de produtos!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.