Você sabe o que é água inglesa? Ao contrário do que o nome possa indicar, nacionalidade da água não tem nada a ver aqui!
A água inglesa é um remédio natural que tem ganhado destaque por trazer benefícios à saúde, sendo frequentemente mencionada como uma solução para diversos problemas digestivos e reprodutivos.
Mas afinal, o que é essa água, para que serve e como usá-la corretamente? Neste post, vamos falar tudo sobre o que é água inglesa, quando ela pode ser usada, suas características, benefícios, e se há riscos envolvidos no seu uso!
O que é a água inglesa?
A água inglesa é um medicamento fitoterápico produzido a partir da mistura de extratos de plantas com propriedades digestivas e depurativas.
Sua composição costuma variar por fabricante, mas geralmente inclui ingredientes como boldo, quina, carqueja e ruibarbo, que já são ingredientes conhecidos por auxiliar na digestão e também por promover uma limpeza no organismo.
Assim como boa parte dos remédios naturais e chás que tem propriedades digestivas, ela possui um sabor amargo intenso, e está disponível na maioria das farmácias para consumo oral.
Para que serve a água inglesa?
Como falamos, a água inglesa é bastante utilizada como uma espécie de tônico digestivo, contribuindo para a eliminação de toxinas do organismo.
Seu principal uso está relacionado à regulação do sistema digestivo e no auxílio a mulheres que desejam “limpar” o útero após o uso de anticoncepcionais ou para facilitar a preparação do corpo para a gestação.
Entre os principais benefícios desse remédio estão:
- ação digestiva: ajuda a aliviar desconfortos como má digestão, inchaço e gases e no processo digestivo como um todo;
- limpeza: muitas mulheres consumem a água inglesa como uma aliada para a “limpeza” no organismo, eliminando toxinas;
Como usar a água inglesa?
Apesar de ser natural, a água inglesa é um medicamento fitoterápico, portanto, seu uso deve ser feito com cautela e, de preferência, sob orientação médica ou de um especialista, uma vez que seu uso inadequado pode trazer efeitos adversos.
Veja alguns cuidados:
Siga a dose recomendada
Geralmente, o consumo indicado é de uma colher de sopa antes das principais refeições, mas essa dosagem pode variar conforme a orientação de um profissional de saúde.
Ciclo de uso
A água inglesa é um remédio utilizado por um período limitado de tempo, como parte de um tratamento específico, e não de forma contínua.
A Água Inglesa traz riscos à saúde?
Apesar de ser um produto natural, a água inglesa não pode ser consumida de qualquer forma, como já falamos, e também não é isenta de riscos.
O consumo em excesso ou sem orientação pode causar desconfortos estomacais, cólicas, diarreia e até reações alérgicas. Além disso, o uso prolongado sem acompanhamento pode desequilibrar o sistema digestivo.
Contraindicações
A Água Inglesa não é recomendada para gestantes, lactantes e pessoas com doenças hepáticas ou renais.
Efeitos colaterais
Seu uso inadequado pode causar cólicas, diarreia e outros distúrbios digestivos.
Ou seja, a água inglesa pode sim trazer muitos benefícios, mas seu consumo deve ser realizado com cuidado, acompanhamento médico e pelo período indicado!
Água purificada: Qual a importância no consumo diário?
Diferente da água inglesa, que tem propriedades específicas, a água purificada é essencial para o nosso consumo diário, ao garantir a hidratação e a segurança do que ingerimos.
A água purificada passa por um processo rigoroso de filtragem que remove impurezas, metais pesados e microrganismos, assegurando uma água de qualidade para o consumo humano.
A qualidade da água que você consome é tão importante quanto a quantidade, e nenhuma água se compara à purificada.
E se você quer ter água purificada o ano inteiro e melhorar muito a saúde e qualidade de vida da sua família: a melhor forma de garantir uma água purificada é com os purificadores da PURIFIC, que contam com tecnologia de ponta para eliminar impurezas e microrganismos de forma rápida e segura.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.