Ele é usado na medicina, na beleza e até para purificar a água. Há muito tempo o carvão vegetal deixou as churrasqueiras para ganhar mais importância. Agora um deles chama a atenção: você sabe o que é carvão ativado?
Tanto o carvão que vai para a nossa churrasqueira quanto o ativado são de origem vegetal, entretanto, a diferença é a matéria-prima e o tamanho das partículas deste carvão.
Vamos te explicar neste post o que é carvão ativado, por que ele ganhou tanto destaque ultimamente e quais são as suas vantagens para purificar a água!
O que é carvão ativado?
O carvão da churrasqueira vem da queima da lenha e é mais compacto, já o ativado é feito da queima da cortiça, de lascas de madeira.
Por isso, ele se torna mais poroso e menos rígido. Ele pode até ser comparado com uma esponja, para você entender como ele é poroso. E o carvão tem em sua composição o carbono. Voltando um pouco na aula de química, o carbono é um elemento não metal e está presente em quase tudo.
O carbono compõe compostos orgânicos naturais, como o combustível, o carvão em si, o gás natural, e vários outros elementos. Sobre o carvão ativado, o carbono é um material poroso que atrai e retém uma grande variedade de substâncias contaminantes que são prejudiciais à saúde.
Ele consegue coletar impurezas, assim como líquidos e gases, que podem fazer mal para o nosso organismo, funcionando como um filtro natural.
Por que tem se falado tanto nele?
O carvão ativado se tornou o queridinho em várias áreas por ser extremamente absorvente. Em hospitais, por exemplo, ele é usado para a desintoxicação de pessoas. Os médicos aplicam o carvão (geralmente no estômago), que absorve a toxina no corpo, e depois ele é retirado.
No mundo da beleza, o carvão ativado vai em cremes faciais e, com isso, ajuda a desintoxicar a pele, removendo as impurezas e a oleosidade excessiva.
Um uso controverso do material é em relação aos dentes. Ele vem sendo utilizado nas pastas de dentes para ajudar no clareamento. Porém, essa técnica ainda é controversa e muitos dentistas não recomendam.
Por que o carvão ativado é usado em purificador de água?
No caso dos purificadores de água, este material pode ser usado sem problemas, pois traz benefícios para a sua saúde. Ao passar por ele, a água melhora em sua clareza, elimina os odores indesejáveis e, principalmente, remove o cloro.
Ele remove as impurezas e poluentes da água de duas maneiras: pela adsorção e pela redução catalítica. Na adsorção, as impurezas são removidas pela superfície de uma substância. Já na redução catalítica, os íons negativos dos contaminantes são atraídos pela positividade dos íons do carvão ativado, retendo a impureza.
É importante lembrar que com o uso ele perde a porosidade, por isso, se torna menos efetivo e precisa ser trocado. Porém, algumas impurezas não são absorvidas pelo carvão ativado, como o sódio e o flúor, que podem ser retirados em outra etapa da purificação da água.
O que tem que saber para escolher um purificador?
Bom, quando for escolher um purificador de água, procure saber se ele tem no refil o carvão ativado em uma formação. Os purificadores da Purific contam com isso e, por isso, entregam uma água de qualidade e saudável para você e sua família.
A Purific regula o pH, deixando levemente alcalino, elimina vírus, bactérias em, no mínimo 99,99%, além de reter partículas, algas e metais pesados.
A regulagem do pH da água acontece devido ao carvão ativado com prata que está no refil. Se quiser saber mais sobre os nossos produtos, clique aqui e conheça a nossa linha.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.